BÍBLIA

A BÍBLIA, DETALHES: * É o Amor de deus nos indicando o caminho e o segredo da posse da vida e da salvação; é comunicação de deus com os homens; é a pedagogia de Deus; a Bíblia nos mostra Deus como um Pai que educa (Tm² 3, 15-17).
* Nela, Deus fala conosco em todas as épocas e de diferentes maneiras: pelos fatos da vida do povo de Deus, por atitudes humanas, por acontecimentos. Deus fala do coração de cada pessoa, usando a linguagem da própria vida.
* Não é um livro cientifico, por isso, para entendê-la preciso me livrar do espírito critico e distinguir o verdadeiro do exato. Mostra quem é Deus e não o que é Deus. Sua finalidade é religiosa.
* Mostra a caminhada de deus com os homens; mostra quem são os homens, o que o homem tem de bom e perverso.
* Conta o passado, mostra o presente e comunica o futuro.
* Tem como assunto principal JESUS CRISTO; latente no AT e patente no NT.
 PROPOSTA: * Buscar mais respeito e intimidade com a Bíblia; tê-la mais presente no nosso dia-dia; antes de lê-la sempre fazer uma oração pedindo ao Espírito Santo que nos ajude a escutar, guardar, viver, proclamar e crer na Sagrada Escritura; não buscar respostas, mas orientação.
 DEFINIÇÃO: >> Na Bíblia, vemos Deus que nos fala, que inicia um dialogo conosco, e se coloca no meio de nossa história humana. A Bíblia foi em primeiro lugar, v
ida de um povo denominado Povo de Deus, e foi falada e recordada muitas vezes no meio deste mesmo povo. Ele se esforçava para colocar Deus nas suas relações pessoais e sociais. Eles decoravam e transmitiam de geração em geração tantas coisa que depois foram escritas. Portanto, a Bíblia saiu da memória do povo. Nasceu da preocupação de não esquecer nada de importante que tinha acontecido no passado. Antes de ser um livro, ela foi vida e é por isso que é Palavra viva e eficaz,pois ainda hoje cada homem e cada povo pode encontrar nela orientações para suas vidas. A Bíblia portanto, é a coleção dos livros inspirados que contem a Palavra de Deus. A palavra “Bíblia” vem da língua Grega e significa: Biblioteca, coleção de livros. São ao todo 73 livros: 46 no AT e 27 no NT, com um total de 1.328 capítulos e 40.030 versículos.
>> O autor da Bíblia é Deus. Não foi Ele porem quem a escreveu. Essa tarefas coube a homens e mulheres que movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem. Os escritores da Bíblia, chamados hagiógrafos, não “copiaram” o que Deus ditou a eles. Eles receberam a inspiração de Deus (²Pd 1,20) e usaram de sua próprias palavras e conhecimentos para redigir os textos inspirados. O modo de falar da Bíblia é o mesmo da época em que cada livro foi escrito. Muitas vezes não é fácil entender o que esta escrito porque a linguagem é muito diferente da nossa.
>> A Bíblia foi escrita entre o ano de 1250 a.C e o ano de 100 d.C, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta. Foi escrita em Hebraico, Aramaico e Grego e já foi traduzida para aproximadamente 2.000 idiomas. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico e no Museu de Jerusalém. São Jerônimo século IV d.C, traduziu a Bíblia para o latim. Esta tradução foi chamada de VULGATA ou popular. Os livros da Bíblia foram escritos em cerâmica, papiro e pergaminho.
 DIVISÃO: >>A Bíblia esta dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.
>>O Antigo Testamento (antiga aliança) foi escrito antes da chegada de Jesus, narra a história da salvação onde o povo hebreu é o principal personagem. Foi escrito em hebraico; foi escrito na Palestina, na babilônia e no Egito. Esta subdividido assim: Pentateuco (5 livros, do Genesis ao Deuteronômio), Históricos (16 livros, de Josué a Macabeus), Poéticos ou Sapienciais (7 livros, Jó a Eclesiástico), Proféticos (18 livros, Isaías a Malaquias).
>> O Novo Testamento (nova aliança) foi escrito depois da chegada de Jesus, narra a vida de Jesus e da Igreja nascente. Foi escrito em grego; foi escrito na Palestina, na Síria, na Ásia menor, na Grécia e na Itália. Apresenta a seguinte divisão: Históricos (5 livros, os Evangelhos e o livro dos Atos dos Apóstolos), Cartas (21 Livros, de Romanos a Judas), Profético (1 livro, Apocalipse).
>> Foi a Tradição Apostólica que levou a igreja a discernir quais os escritos que deveriam ser enumerados na lista dos livros sagrados. Esta lista completa é denominada Cânon das Escrituras.
 CANON E OS PROTESTANTES: >> Chamam-se livros canônicos aqueles que são reguladores da fé (Canon = regra). No caso da Bíblia a livros proto-conônicos e deuterocanônicos. Os primeiros são livros sempre aceitos como inspirados por Deus (proto=antes) desde que surgiram, enquanto que os outros são aqueles que assim foram considerados depois de muitas discussões (deutero=posterior). Estes livros (deuterocanônicos) não foram aceitos pelos Judeus quando Martinho Lutero rompeu a unidade com a Igreja, também não os considerou e é por isso que na Bíblia protestante não se encontram 07 livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1º e 2º Macabeus e ainda parte do livro de Ester e Daniel. Razões teológicas e históricas levaram os judeus e depois os protestantes a considerar esses livros como apócrifos. // Os livros apócrifos são assim chamados por não serem reconhecidos como inspirados por Deus. Podem servir como leitura edificante. //DIFERENÇAS: Bíblia Católica contém todos os livros, a protestante tem 07 a MENOS; a católica traz ao pé da pagina notas explicativas, a protestante não; a católica tem o IMPRIMATUR (IMPRIMA-SE) de um bispo, como garantia absoluta que se trata da Palavra de Deus; a protestante vem com assinatura de João...
// A Bíblia chegou até nós e foi divulgada mundialmente devido ao grande empenho da “Igreja Católica”. Devemos sempre lembrar que até o surgimento de Lutero só existiam cristãos católicos. // Quem tem autoridade para interpretar a Bíblia é exclusivamente a igreja, na pessoa do Papa, segundo a vontade de Deus (Mt 16,13-19; Jo 21,15~17). O primeiro a interpretar a Bíblia por conta própria foi Lutero, fundando assim uma igreja por sua conta. Tal interpretação é severamente condenada por Cristo e os Apóstolos (²Pd 1,20; 3,16).
 MANUSEIO: As citações bíblicas são representações de Livros, Capítulos e Versículos da Bíblia.
*Ela tem sempre a seguinte ordem: Título do livro abreviado, capítulo e versículo.
*A Virgula: separa o capitulo do versículo... Ex: Jo 6,50
*O Ponto: indica um pulo entre os versículos... Ex: Jo 1,3.9
*O traço: indica continuidade, devemos ler de um versículo até o outro.. Ex: Jo 17,20-26
*O Travessão: indica uma sequencia de capítulos... Ex: Jo 17,20—18,12 ou Rm 7—8
* Ponto e virgula: separa uma citação de outra, ou um livro de outro... Ex: Jo 1,5;16,14 ou Jo 1,5;Mt 1,22
* “S”: indica o versículo imediatamente posterior ao citado... Ex: Jo 1,5s ou seja Jo 1,5-6
* “SS”: indicam os versículos seguintes ao citado, até onde interessar a citação... Ex: Jo 1,5ss
* Letras: encontramos um “a”, “b”, “c” depois da citação do versículo, paradividir o versículo que pode ser formado por duas ou mais partes... Ex: Jo 1,18ª ou Sl 122,2bcd ou Sl 90,2b
 >>A Bíblia é tradição oral: o ensinamento de Jesus está também na “TRADIÇÃO”, isto é, na Palavra de Deus, não escrita, mas transmitida de viva voz por Cristo aos apóstolos e conservada pela igreja. // leia: ²Ts 2,5 / ¹Tm 2,1-2 / Jo 20,30;21,25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário